Compartilhar este conteúdo:
Publicado em 28/01/2018

Sintomas de ovulação - 5 sintomas de ovulação inconfundíveis

Sintomas de ovulação  - 5 sintomas de ovulação inconfundíveis

Para aqueles que estão à procura de uma gravidez, conhecer os sintomas de ovulação é essencial, uma vez que esses sinais indicam precisamente aqueles dias de máxima fertilidade para a mulher, quando é maior a chance de engravidar.

Para aqueles que têm um ciclo regular, é obviamente mais simples, uma vez que a ovulação geralmente ocorre na metade. Hipotetizando, portanto, um ciclo de 28 dias, a ovulação deve ocorrer em torno do 14º dia e o período fértil deve ir de 2/3 dias antes da ovulação para 2 dias após o mesmo.

Se, no entanto, o ciclo não é tão regular, no entanto, há sinais de que o corpo envia e que, uma vez aprendido a reconhecê-los, podem guiar a mulher para a tentativa de engravidar.

O muco cervical

O primeiro sintoma de ovulação  é a mudança do muco cervical.

Se na fase folicular, ou seja imediatamente após a chegada da menstruação, este é praticamente ausente na fase central do ciclo, perto da ovulao, o que aumenta a quantidade, tem uma cor branca, que é bastante espessa e elástica, opaco. No dia da ovulação, sua aparência muda ainda mais. De fato, o muco se torna abundante, fluido, transparente e elástico. 

Aprender a reconhecer mudanças no muco cervical é essencial se você estiver planejando engravidar.

A posição do colo do útero

Como o muco cervical, o colo do útero também adapta sua posição de acordo com o período do ciclo em que é encontrado. Nos dias de maior fertilidade, de fato, isso é mais alto, é mais suave e mais aberto.

Para reconhecer essas pequenas mudanças, é necessária uma certa prática e um profundo conhecimento do corpo. Também neste caso, não é uma lei obrigatória. Mas é um bom sinal para se ter em mente.

Maior desejo sexual

Este é um sintoma de ovulação muito fácil de detectar. É verdade, que muitas mulheres experimentam maior desejo sexual na semana em que são mais férteis, como se fosse um mecanismo natural para a conservação da espécie.

Dor nos ovários

Algumas mulheres sentem, no dia da ovulação, uma espécie de formigamento na altura do ovário do qual o óvulo é liberado. A dor sentida é semelhante à das dores pré-menstruais, muito mais suave. Nem todas as mulheres, no entanto, sentem esse sintoma.

Aumento de temperatura basal

Este é um fato objetivo que, no entanto, requer medição constante ao longo do ciclo e por vários ciclos para entender como a temperatura basal muda dependendo das semanas. Para reconhecer esse sintoma de ovulação é necessário o rastreamento da temperatura para entender onde as variações no dia da ovulação. Será registrado no inicio do ciclo uma menor temperatura absoluta que tenderá a aumentar em cerca de meio grau nos dias que precedem a ovulação.

Compartilhar este conteúdo:

Como engravidar rápido? Dicas de especialista em fertilidade!

Como engravidar rápido? Dicas de especialista em fertilidade! Como eng...
Ler mais

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!