Compartilhar este conteúdo:
Publicado em 28/01/2018

Guando se toma anticoncepcional por muito tempo demora a engravidar?

Guando se toma anticoncepcional por muito tempo demora engravidar?

Se você está se perguntando "Guando se toma anticoncepcional por muito tempo demora a engravidar?" A resposta é não, não há evidências de que o uso prolongado da pílula anticoncepcional seja um obstáculo à fertilidade. Um grande estudo de 8.497 gestações planejadas mostrou que pode, ao contrário, facilitar a concepção.

Os pesquisadores por trás deste estudo contaram com quanto tempo um contraceptivo oral tomou e quanto tempo levou para essas mulheres engravidarem. A maioria das mulheres no estudo (74%) engravidou após seis meses, 14% após 6 a 12 meses e 12% após um ano. Os pesquisadores concluíram que o uso prolongado de contraceptivo oral promove a concepção, em vez de retardá-la. Em outras palavras, você provavelmente terá menos problemas para engravidar se você tomar a pílula por um longo tempo.

Isso pode ser explicado pelo efeito protetor da pílula contra certas doenças e complicações que podem causar esterilidade, incluindo:

  • cancros dos ovários e do útero,
  • endometriose,
  • Inflamação pélvica,
  • gravidez ectópica.

Quando devo parar de tomar a pílula?

Alguns especialistas recomendam parar a pílula dois ou três meses antes de tentar ter um filho. Além de impedir que você ovule, os contraceptivos orais causam alterações na parede uterina. A teoria é que, se você tentar ter um filho, o embrião pode não ser capaz de se implantar na parede uterina. Estas alterações na parede uterina só podem ser corrigidas após alguns ciclos menstruais. Então, se você engravidar logo após parar a pílula, o risco de aborto aumentará.

Alguns médicos recomendam esperar um mês ou dois para o seu corpo se adaptar ao seu ciclo natural. Outros apontam que seu corpo libera hormônios da pílula a partir do próximo período menstrual. Nada impede que você tente ter um filho, se desejar.

Espere até que você tenha ciclos regulares e naturais pelo menos uma vez antes de tentar engravidar. Você estará no melhor estado de saúde possível para começar uma gravidez. Você pode começar a tomar suplementos de ácido fólico durante este tempo. Se você ainda não tiver um período de três meses após parar a pílula, faça um teste de gravidez para verificar se está grávida. Se o teste for negativo, consulte o seu médico. Ele poderá verificar se você não sofre de outro problema que requer tratamento.

Finalmente, não se preocupe muito se você não estiver grávida logo após parar de tomar a pílula. Não há evidências de que os hormônios remanescentes possam ser prejudiciais ao feto. Por outro lado, o uso da pílula é geralmente associado ao desenvolvimento de alergias em bebês, embora não tenha sido comprovada uma verdadeira ligação biológica.

Compartilhar este conteúdo:

Como engravidar rápido? Dicas de especialista em fertilidade!

Como engravidar rápido? Dicas de especialista em fertilidade! Como eng...
Ler mais

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!